VISITANTES

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Colonização de Rio do Sul - Bairro Bela Aliança, antes Ribeirão Matador...história

Der Herr Segne Unser Haus - O Senhor Zela Nossa Casa.

Cada cantinho de nossa cidade guarda lembranças de uma época onde só havia mato, estradas precárias e índios. O bairro Bela Aliança, antes chamado de Colônia do Ribeirão Matador, foi o primeiro lugar a ser explorado pelos colonos descendentes de alemães. É o berço da povoação de nossa cidade.

Em 02 de setembro de 1892 Francisco Frankenberger, vindo da Alemanha, visita o Alto Vale. Ele compra o lote de terra número 72 da localidade “Matador”. O lote fazia parte das terras devolutas (desabitadas) que pertenciam ao Estado. Já instalado, o agricultor começa as plantações de batatinha, feijão, inhame, milho e alfafa. Os mantimentos, os víveres, e materiais para fazer as construções eram comprados em Blumenau depois de demorada viagem a cavalo.

Em 1896 Johan Heinrich Kopelke chega em Matador e fica alojado na casa dos Frankenberger. Ele foi o primeiro marceneiro da colônia.

As primeiras famílias com atividades de comércio e indústria foram os Swarowski, Hering, Kopelke, Lucas, Schlup e Fuchs.

Em 1906 Willy Hering fundou a Sociedade de Atiradores de Bela Aliança. Foi ele também que construiu o primeiro armazém, transformado depois numa venda. Na venda os colonos se encontravam para conversar e trocar informações sobre suas vidas.

Em 1912, Ferdinand Schlup chega em Matador e constrói uma serraria e um hotel. No ano de 1916 Alfredo Swarowsky também se instala como oleiro e vende fumo em folha. Ele foi secretário da diretoria da primeira escola durante os anos de 1925 a 1941.

A primeira escola do bairro era particular e as próprias pessoas da comunidade faziam o papel de professores. As famílias que colaboraram para que a escola fosse como as outras das colônias alemãs foram os Strelow, Brandh, Hasse, Kopelke, Kulhmann, Fuchs, Porath, Lucas, Fischer, Rothenburg, Klug, Schlup, Kannenberg, Hafermann, Hoffmann, e Boehme.

Em 1959 a escola passa a se chamar Grupo Escolar Willy Hering. Hoje ela serve como creche para as crianças do bairro e o colégio funciona na Estrada Blumenau.

Primeiros moradores:
1892 - Francisco Frankenberger
1896 – Hermann Fuchs, Johan Heinrich Kopelke
1905 – Willy Hering
1912 - Wilhelm Klar, Ferdinand Schlup
1916 – Alfred Swarowsky, Hans Kroeger

Nenhum comentário:

Postar um comentário